sábado, 4 de agosto de 2012

Macedo de Cavaleiros: Redução do nível de água na albufeira do Azibo é preocupante


A Câmara de Macedo de Cavaleiros admitiu hoje que a água armazenada na bacia hidrográfica da albufeira do Azibo está a um nível "muito baixo" em relação ao habitual para esta altura do ano.
"A fraca precipitação, a evaporação e consumo de água - não só para abastecimento público mas também para rega - são fatores responsáveis pelo abaixamento do nível da água armazenada na albufeira do Azibo, uma situação que começa a ser preocupante ", disse hoje à Lusa o vice-presidente da autarquia Duarte Moreno.
A cada dia, resultado da fraca pluviosidade dos últimos meses, este reservatório natural vai perdendo caudal.
"Este ano, devido às condições climatéricas, a rega dos terrenos agrícolas começou mais cedo e também se verificou um aumento do número de regantes. A juntar a isto, toda a água que está ser gasta nas obras de construção da autoestrada transmontana está a sair do Azibo", acrescentou o autarca.
A bacia hidrográfica serve para abastecimento de água aos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Bragança.
"Na zona das praias, o abaixamento do nível da água é muito mais notório, já que se trata de uma área plana. Esta situação poderá ser preocupante pois terá impacto no turismo local", justificou Duarte Moreno.
Agora, só a chuva e a neve poderão repor os níveis de água na Albufeira do Azibo, um reservatório natural de água que serve para abastecimento público, rega e lazer, com duas praias fluviais: a da Fraga da Pegada e a da Ribeira.


FYP.
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário