O município de Mirandela criou uma Cantina Social para suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
Recorde-se que este concelho é abrangido pelo Programa de Emergência Social, de concepção e execução do Instituto de Segurança Social, através do protocolo de colaboração celebrado entre o Centro Distrital de Segurança Social e duas instituições de solidariedade social do concelho: o Centro Social e Paroquial da Torre de Dona Chama e a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.
Assim, nos equipamentos sociais destas duas instituições, são disponibilizadas refeições, diariamente, a preço reduzido, para idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego e famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.
Os beneficiários têm que obedecer aos seguintes critérios de admissão: situações já sob apoio social, desde que o apoio atribuído não seja no âmbito alimentar; situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos; baixos salários e encargos habitacionais fixos; doença crónica, baixo rendimento e encargos habitacionais fixos; reformas/pensões ou outro tipo de subsídios sociais baixos e situações de emergência temporária tais como incêndio, despejo ou doença, entre outras.
Eis a resposta social de instituições locais que, face à conjuntura económica, desencadeiam os mecanismos possíveis para minorar os problemas das pessoas e famílias com maiores dificuldades.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:
Enviar um comentário