“Arribas do Douro Norte: um compêndio geológico” percorreu o Planalto Mirandês, a 3 e 4 de Agosto. Este ano, as inscrições para as 15 vagas esgotaram no primeiro minuto.
O percurso de dois dias começou na Serra da Castanheira, em Mogadouro.
A partir do ponto mais alto do Planalto Mirandês tem-se uma vista privilegiada sobre toda a zona, o que “permite a interpretação da paisagem”, explicou Elisa Gomes, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e responsável por esta acção.
O encaixe do rio Douro é o local em destaque na visita, que aborda os diferentes tipos de rochas e as potencialidades em termos agrícolas e de paisagem. A partir dos pontos de paragem obrigatória, como as barragens de Picote e de Miranda do Douro, Fermoselle (Espanha), Sendim, entre outros, são identificáveis diversos testemunhos de “vários períodos da história da terra, desde os mais antigos, há mais de 500 milhões de anos, até sedimentos muito recentes, que é toda a zona do planalto mirandês que tem uma cobertura de sedimentos de idades dos dois a quatro milhões de ano”, explica a docente.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário