Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vila Nova de Foz Côa: É preciso dinamizar o equipamento, garante o presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa rejeitou a ideia de que o Museu do Côa (MC) se possa transformar num "elefante branco", garantindo que é possível ir mais além para dinamizar o equipamento.
"Fruto de alguns contratempos iniciais, o museu só agora é que está praticamente a funcionar em pleno e acredito que daqui para a frente a afluência dos visitantes poderá aumentar", avançou Gustavo Duarte.
Segundo o autarca, o MC não pode se encarado como "um elefante branco", mas sim como um foco dinamizador do potencial da região do Douro Superior.
"Estão reunidas todas as condições para que o museu possa ser cada vez mais um polo dinamizador de todo a região", acrescentou o autarca.
A unidade museológica acaba de ser dotada de uma cafetaria e de um restaurante, equipamentos que poderão levar mais gente a visitar o museu.
"Agora, o que é preciso fazer de futuro é dinamizar as atividades do museu", realçou Gustavo Duarte.
A título de exemplo, no dia 24 de agosto o museu será o palco para uma ópera, acompanhada pela Orquestra do Norte.
As novas acessibilidades, como o IC5 e o IP2, bem como o futuro caís fluvial do Pocinho, são encaradas como alavancas para que o número de visitantes aumente ao longo dos próximos tempos.
Por seu lado, o responsável pela Entidade Regional de Turismo do Douro, Antonio Martinho, destaca a importância de dois patrimónios da Humanidade na classificação da UNESCO - as Gravuras Rupestres do Côa e o Alto Douro Vinhateiro, encarando estas classificações como uma contribuição de uma maior autoestima das populações da região do Douro e, desse modo, também, para a valorização das suas referências identitárias.
"O museu já constitui um excelente equipamento para dar a conhecer o mais importante sítio de arte rupestre paleolítica ao ar livre no mundo", acrescentou.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário