sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Artes tradicionais para contornar a crise

As profissões tradicionais e os produtos regionais podem ser uma boa aposta para dar a volta à crise.
No dia Mundial do Turismo, que se assinala hoje, a autarquia de Mirandela promoveu uma mostra destes produtos no posto de Turismo local, uma iniciativa inserida na semana da Juventude e Desporto a decorrer até ao próximo sábado.
Fátima Medeiros Gomes, de 57 anos, é a ultima tecelã no activo de Lamas de Orelhão. Esta aldeia do concelho de Mirandela já teve mais de 25 mulheres que teciam mantas e tapetes de lã de ovelha. Fátima Gomes lamenta que esta arte esteja a cair no esquecimento. Os jovens não se interessam por aprende-la.
O Chefe de Cozinha da Escola de hotelaria de Mirandela destaca os produtos regionais e a sua versatilidade. Jorge Fernandes combina o sabor da alheira, do queijo, mel e do azeite das mais variadas formas.
Na Semana da Juventude e Desporto fica a aposta nos produtos regionais, que os jovens podem apostar, pois os casos de sucesso são já muitos, como refere António Branco, autarca de Mirandela.
Quem passou pelo posto de turismo teve a oportunidade de degustar os produtos regionais, confeccionados das mais variadas formas.
 

Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário