O auditório de Tuizelo, em Vinhais, acolheu a apresentação de imagens e sons recolhidos há quarenta anos no concelho, pelo etnomusicólogo Michel Giacometti.
O material foi agora convertido num documentário pela TRADISOM Produções Culturais.
O director, José Moças, diz que estes documentários são uma forma das pessoas conhecerem o passado de familiares e os cânticos tradicionais.“Durante este ano estou a fazer um percurso por várias aldeias onde Giacometti passou há 40 anos a filmar, para mostrar as filmagens às pessoas e lhes devolver a emoção de reverem familiares e de reverem a eles próprios”, enaltece o responsável.
José Moças trabalhou com Giacometti nas gravações nos anos setenta e oitenta para o trabalho que ficou conhecido como “Povo que canta seu mal espanta”.“Estive acampado em 76 em Tuizelo.
Gravámos em Caçarelhos, na Quadra, Vilar de Ossos e curiosamente encontrei pessoas aqui que se lembravam do grupo da malta nova”, recorda José Moças.
A população que assistiu à exibição do documentário mostrou-se satisfeita e orgulhosa com o filme que retrata as pessoas e a aldeia de Tuizelo.
Povo que canta seu mal espanta, são as gravações de Giacometti que foram ontem mostradas em Tuizelo.
Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário