Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Transmontanos têm de fazer 200 quilómetro para aceder a cuidados na área da oftalmologia

Os habitantes dos distritos de Bragança e Vila Real têm de fazer vários quilómetros para poderem ter cuidados de saúde na área da oftalmologia. Em Bragança os serviços de urgência estão só garantidos das 09h00 às 14h00 durantes dias úteis e feriados. Em Vila Real o serviço é garantido até às 20h00.
Este cenário, por si só, já é gravoso para os utentes, uma vez que os obriga a percorrerem uma distância superior a 115 quilómetros para poderem aceder a cuidados oftalmológicos de urgência. Não obstante, este panorama complica-se ainda mais caso a urgência ocorra num fim-de-semana, isto porque não existe serviço de urgência em toda a zona de Trás-os-Montes ao fim de semana. Por este motivo, qualquer urgência oftalmológica ocorrida ao fim de semana tem de ser encaminhada para o Porto, designadamente para o Hospital de São João.
Ora, Bragança situa-se a cerca de 210 quilómetros do Porto, tratando-se de um percurso que demora pelo menos 2h30 a ser efectuado, em viatura própria e que se complica no inverno, uma vez que as estradas estão várias vezes encerradas. Este trajecto custa ao utente cerca de 60 euros, ida e volta.
Estão assim, e mais uma vez, os cidadãos transmontanos deitados ao abandono, sendo privados de ter acesso a um bem essencial que é o direito à saúde.
Assim e não conformados com esta situação o Bloco de Esquerda, questionou os membros do Governo, através da Ministra da Saúde, sobre esta situação, esperando agora uma resposta.

Sara Alves
in: Notícias de Vila Real

1 comentário: