Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bragança - Crianças aprendem a poupar

Sensibilizar, e mobilizar os jovens para questões relativas à gestão do seu dinheiro, foi o objectivo da exposição interactiva de Educação Financeira que esteve patente no auditório Paulo Quintela, em Bragança.
As visitas foram organizadas pelas escolas em função da idade dos alunos e das três actividades disponíveis. A exposição é modular e apresenta jogos e conteúdos adaptados às diferentes faixas etárias.
A iniciativa resulta do projecto Educação + Financeira que a Caixa Geral de Depósitos em parceria com Universidade de Aveiro está a organizar em vários pontos do país. “No início quando os alunos entram aqui não sabem o que é isto de educação financeira, muitos não estão familiarizados com o tema e questionam e isso é sinal que estão interessados”, afirma o monitor da exposição, Diogo Conceição.
Um dos jogos foi destinado aos alunos do 1º e do 2º ciclo onde as crianças tiveram que jogar em equipa, fazendo troca de produtos como antigamente para posteriormente trocar por dinheiro.Também o 3º ciclo e secundário participaram nos jogos interactivos, mas já com um grau de dificuldade mais avançado, tiveram que gerir um orçamento com base num rendimento mensal durante um ano.
A maioria dos alunos conseguiu poupar.“Estes jogos são muito bons para nós aprendermos a gerir o nosso dinheiro e as nossas despesas”, conta uma das participantes.
Para além da exposição a iniciativa foi complementada com uma conferência sobre Educação Financeira, a cargo de Sérgio Cruz, docente da Universidade de Aveiro.
A acção vai na 3ª edição e já contou com cerca de 30 mil participantes.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário