Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Empresas transmontanas viram-se para Moçambique

O mercado de Moçambique pode ser uma oportunidade para as empresas da região ligadas ao ramo da construção civil.
Numa altura em que o país africano quer crescer e construir novas infra-estruturas, a visita de cinco dias a Portugal, três dos quais no distrito de Bragança, serviram para os representantes moçambicanos conhecerem a oferta em termos de produtos, os métodos de trabalho e a investigação feita pelas instituições de ensino da região.
A visita foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), que procura lançar as sementes para empresários transmontanos e moçambicanos poderem estreitar relações económicas.
O presidente da ACIM, Jorge Morais, diz que este contacto permitiu trocar informações para futuras parcerias.
“Estivemos lá 15 dias, junto do Ministério das Obras Públicas e Habitação, para que pudessem vir ao nosso encontro e para que partilhássemos o Centro Tecnológico em Maputo”, realça o representante dos empresários de Mirandela.
Jorge Morais defende que a ideia é que este centro seja uma porta aberta para os empresários da região. “Estrategicamente existem vários parceiros institucionais, desde o centro tecnológico da cerâmica do vidro de Coimbra, Instituto Politécnico de Bragança e empresas da região da área da construção civil”, enaltece o responsável.
Troca de contactos
Jaime Matsinhe, responsável pela direcção de Materiais de Construção e Habitação de Moçambique, diz que a visita foi positiva ao nível da troca de contactos e de conhecimentos.
“Vimos fábricas de materiais de construção, que é uma área que nós queremos abraçar. Agora vamos ver o que é possível fazer na sequência desta visita, que nos permitiu recolher experiências”, realça o responsável moçambicano.
A delegação visitou diversas empresas de Mirandela, Bragança e Chaves.
O autarca de Mirandela, António Branco, diz que está é uma iniciativa importante e espera que dê resultados práticos.
“A Câmara dá o suporte institucional, que é importante neste tipo de actividades. Por isso, esperemos que esta seja uma iniciativa pioneira, que envolva as empresas de Mirandela, mas também a região e o Ensino Superior”, realça o edil.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário