Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Antigo forno da cerâmica de Bragança vira albergue para caminheiros

A antiga fábrica da cerâmica em Bragança vai ser transformada num albergue para peregrinos.O imóvel está classificado como Espaço Cultural de Interesse Arqueológico-Industrial no Plano Director Municipal e foi agora cedido pela autarquia à Enzonas – Associação de Caminheiros de Bragança - que lhe quer dar uma nova utilização. O espaço deverá ter capacidade para acolher 20 pessoas. “A nossa cidade é um ponto importante nos caminhos de Santiago e por isso é fundamental que tenha um albergue, refere presidente da direcção da Enzonas, acrescentando que “a GNR já nos cedeu 20 camas”, com as quais se vai iniciar a abertura.
Belmiro Vilela salienta que o edifício vai precisar de obras “para ter as condições mínimas para ser habitado e isso implica custos e neste momento a associação não tem meios financeiros para suportar.
Esperamos que a câmara nos dê um apoio”.
O presidente da câmara de Bragança disponibiliza-se a ajudar nas despesas da requalificação. “O forno está arranjado, já tem instalações sanitárias, paredes e pavimento bem tratados”, realça Jorge Nunes, advertindo que “é um espaço grande mas não está preparado para a função que a associação lhe quer dar e haverá que fazer algumas obras, mas estou convencido que os associados arranjarão um complemento ao apoio financeiro que o município sempre tem disponibilizado às associações”.
Esta cedência foi protocolada ontem. A autarquia entregou também ao Rotary Clube de Bragança um espaço na Casa das Associações para o funcionamento da Universidade Sénior. “Neste momento a Universidade Sénior está a funcionar na Casa do Professor e pretendemos mudar para umas instalações mas estável em termos de futuro para podermos ter o nosso arquivo”, explica o presidente da direcção, António Ferreira. Actualmente a universidade está a funcionar com 30 alunos “mas esperamos que ela cresça com esta localização no centro histórico pois terá outra visibilidade”.
De recordar que na Casa das Associações já está também instalada a Associação dos Convívios Fraternos.
 
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário