Os autarcas contestam o novo mapa traçado pelos elementos nomeados pelo Governo para avançar com a reorganização administrativa do território.
No distrito de Bragança, os municípios com um maior número de agregações são Bragança e Vinhais. No caso da capital de distrito a Comissão seguiu a proposta aprovada em Assembleia Municipal.
Vinhais recusou apresentar qualquer proposta por ser contra esta decisão do Governo. O autarca local diz mesmo que esta medida é uma fraude. Américo Pereira diz que o problema não está no facto de o novo mapa prever oito agregações, mas sim no abandono das populações mais desprotegidas.
Em Alfândega da Fé, o mapa desenhado pela comissão não corresponde à vontade das populações. A presidente da Câmara, Berta Nunes, garante que esta proposta vai ser contestada.
Esta medida também não é bem-vinda em Vila Flor, onde a Assembleia Municipal não aprovou uma proposta de reorganização. O vice-presidente da Câmara, Fernando Barros, diz que já estavam a contar com estas agregações, mas lembra que esta medida é rejeitada pelos representantes das populações do concelho.
Ao todo, no distrito de Bragança vão ser agregadas 59 freguesias.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário