Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ervedosa/Vinhais - D. José defende agricultura e cultura das aldeias

Bispo diocesano defende desenvolvimento rural e elogia bom trabalho de articulação entre o poder autárquico e religioso
A cultura e a agricultura das aldeias da região são considerados, por D. José Cordeiro, Bispo diocesano, como dois eixos fundamentais para o desenvolvimento destas localidades que, desde o passado dia 30 de setembro, está a percorrer em visita pastoral à diocese. Em Ervedosa e em Soutilha, no passado dia 10, no concelho de Vinhais, no qual começou a série de visitas que fará a todas as aldeias da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro explicou-nos que o que mais positivo tem encontrado, até ao momento, "foi a autenticidade, a naturalidade das pessoas e o acolhimento que elas ainda fazem", pois "na pessoa do Bispo acolhem o próprio Cristo, o próprio Evangelho", referiu.
Por outro lado, o mais negativo deste reconhecimento no terreno dos católicos da sua diocese é, para o Bispo diocesano, essa ruralidade que deveria constituir um fator positivo. Por isso, a cultura das terras e a agricultura que aqui deveriam ser mais desenvolvidas e dinamizar mais população, essa ruralidade própria destes lugares, deveriam ser alvo de uma maior atenção por parte dos poderes políticos e económicos do país, defendeu. "Acho que a ruralidade deveria ser a ideia capital para estas terras, para um maior crescimento e desenvolvimento destas pessoas", disse, sublinhando que o desafio que tem sentido parte dessa necessidade de "olhar o desenvolvimento rural como a ideia capital de desenvolvimento integral para estas nossas terras".
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário