Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rede de fibra óptica para as zonas rurais do Norte disponível no primeiro semestre de 2013


O presidente executivo da DSTelecom anunciou hoje, em Mogadouro, que 80 % da rede de fibra óptica prevista para as zonas rurais do Norte já está construída e que estará disponível no primeiro semestre de 2013.
Em Fevereiro de 2010, a DSTelecom, de Braga, que ganhou os concursos para as redes de nova geração (RNG) das zonas rurais do norte e sul de Portugal, anunciou um investimento de 108 milhões de euros em nove mil quilómetros de fibra óptica.
Hoje, em Mogadouro, o presidente executivo da DSTelecom, Xavier Rodriguez-Martín, disse que este investimento, em 79 concelhos do Norte e do Sul, é «o maior em curso em Portugal no ramo das comunicações e que abrange mais de nove mil quilómetros de cabos de fibra óptica».
Segundo o responsável, nos três primeiros anos do projecto vão ser investidos cerca de 100 milhões de euros, dos quais 56 mil são provenientes de fundos comunitários.
«Esta é uma rede pioneira, já que existem poucas redes rurais de banda larga no mundo e que tem a ver com a utilização de um cabo específico para ser utilizado em zonas de baixa densidade populacional, que poderá ser utilizado para ligar a uma distância de 200 metros até à casa do utilizador», acrescentou.
A DSTelecom acredita que este investimento é o mais utilitário do século XXI e que só pode ser comparado com aquilo que aconteceu no século XX, com a instalação de redes de abastecimento de água e saneamento às populações rurais.
Do montante global, 60 por cento serão investidos na região Norte, abrangendo 44 concelhos das regiões de Trás-os-Montes, Minho, Douro, Cávado, Ave, Tâmega e Sousa, o que corresponde a 13,6 por cento da superfície do país e servirá 4,6 por cento da população (cerca de 450 mil pessoas).
Já no Sul, a empresa vai intervir em 35 concelhos das regiões do Alentejo e Algarve, o que garante uma cobertura de 19 por cento do país e 2,5 por cento da população (cerca de 250 mil pessoas).
No total, são cerca de 20 mil quilómetros quadrados que serão cobertos com este projecto, considerado pioneiro pelos promotores, e vocacionado para a melhoria das condições de vida dos utilizadores de comunicações em regiões do interior.
Os principais objectivos do projecto passam por instalar rede de fibra óptica em zonas rurais, permitir o acesso neutro a operadores, levar a banda larga a localidades de média dimensão, permitir acesso a redes municipais e parceria com projectos de cidades e regiões digitais, entre outras aplicações.
Na região Sul avança-se para a conclusão dos primeiros 45 por cento da rede de banda larga, estando prevista a conclusão deste traçado de fibra óptica para finais de 2013.
Em 2014 e 2015, a empresa prevê o início de uma verdadeira revolução em matéria de telecomunicações no mundo rural.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário