sábado, 26 de janeiro de 2013

Autarca de Mirandela quer promoção da Esquadra da PSP a Divisão


Promover a esquadra da PSP de Mirandela a Divisão. Este foi o pedido do presidente da Câmara ao director nacional da PSP e ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, durante as comemorações do dia da esquadra de Mirandela, que foi assinalado ontem. 
Em 24 de Janeiro de 1950, começou a funcionar o Posto Policial de Mirandela. Na altura, o efectivo era constituído por 1 Subchefe e 10 Guardas. Assim foi criada e iniciou funções de segurança pública a única Esquadra da PSP do Distrito a funcionar fora da cidade de Bragança. 
Com o objectivo de relembrar a história da PSP no Comando foi decidido instituir este dia como o “Dia da Esquadra de Mirandela”, com uma série de actividades.
O dia foi aproveitado pelo presidente do Município para fazer um pedido de promoção da esquadra a divisão. Actualmente, a esquadra destacada tem cerca de meia centena de efectivos, divididos por secções de trânsito, investigação criminal, programa especiais, coordenados por um sub-comissário. Em caso de promoção a divisão, implicaria um comissário e dois sub-comissários, e mais agentes. 
António Branco justifica esta reivindicação com o crescimento urbano de Mirandela e com a rentabilização da nova esquadra inaugurada em Maio de 2011.
O secretário de Estado adjunto do MAI, Silva Peneda, apesar de elogiar as condições da nova esquadra passou a bola para o director nacional da PSP.
Sobre este desejo, o director nacional da PSP diz ser prematuro responder. Paulo Valente Gomes adianta que essa possibilidade será avaliada este ano durante a reforma da lei orgânica da PSP.
Ainda é cedo para decidir, mas a promoção da esquadra da PSP a divisão vai estar em discussão nos próximos tempos.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário