quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cáritas vai construir centro de apoio a carenciados


A Cáritas de Bragança vai avançar com a construção de um equipamento social com a integração de um centro de apoio a carenciados. Uma resposta social pioneira na região.Vai ser localizado na zona do Campelo e Santiago e a instituição vai iniciar o projecto de arquitectura.
O equipamento vai contemplar ainda serviço de apoio domiciliário e um centro de dia e de noite.
A presidente da direcção que com o centro de apoio a carenciados pretende-se “atender as pessoas mais necessitadas com uma certa qualidade, caso precisem de um banho podem fazê-lo ali”. 
Beatriz Fernandes salienta que será “uma estrutura com respostas integradas”. Para concretizar este projecto, a câmara de Bragança já cedeu um terreno, no valor de 446 mil euros.
O presidente salienta que esta doação é para ajudar a instituição a crescer. “A Cáritas sentiu que tinha condições para se expandir e nos últimos quatro anos a câmara fez um esforço no sentido de encontrar uma boa localização com um terreno na ordem dos 13 mil metros quadrados”, afirma Jorge Nunes, acrescentando que “procurámos garantir terreno suficiente para que a instituição possa concretizar o seu projecto”.
Esta cedência foi celebrada ontem, fazendo parte de um conjunto de apoios financeiros atribuídos a mais cinco instituições sociais, num total de 280 mil euros. O Centro Social e Paroquial de S. Tiago foi um dos contemplados. A verba recebida vai ser investida na conclusão de um equipamento social que está a ser construído. “Temos concretizado este projecto exclusivamente com o apoio da comunidade e da câmara, pois da parte do Governo não recebemos um cêntimo”, refere o padre José Carlos Martins, salientando que “é um esforço que queremos ver compensado este ano com a conclusão das obras”. 
Este projecto ronda os 500 mil euros de investimento e vai disponibilizar centro de dia, serviço de apoio domiciliário e centro de convívio.
Ontem, a câmara de Bragança atribuiu também mais de 113 mil euros a 12 colectividades desportivas do concelho.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. Uma notícia que deixa qualquer um feliz. Sentimos que temos pessoas capazes de ter sentimentos de solidariedade, não ficam a olhar para o umbigo e deitam mãos à obra.
    Um país em que os governantes se demitem da acção social aos carenciados, os meus parabéns pela iniciativa da Cáritas.

    ResponderEliminar