sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lhéngua Mirandesa cunta cun uito séclos de eijistência


É a segunda língua oficial de Portugal e conta com oito séculos de existência. Hoje, são cada vez os mais alunos que querem aprender Mirandês.
«Esta língua é doce e tem oito séculos de existência» é o que significa «La Lhéngua Mirandesa, doce, cunta cun uito séclos de eijistência». A procura para aprender Mirandês, a segunda língua oficial do país, está a crescer nas escolas de transmontanas. 
“Já ultrapassámos os 450 alunos, bem mais de metade do número total de alunos do agrupamento”, afirma à Renascença o presidente do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, António Santos, confessando o seu orgulho. 
O crescente interesse pela disciplina reflecte-se em diversos trabalhos, elaborados no âmbito das actividades extracurriculares, como é caso de uma revista e de um jornal escritos em língua mirandesa. 
“Acho que é uma dinâmica que demonstra a actividade da língua e enquanto houver gente a língua não morre”, constata António Santos. 
Thibaut Ferreira é um aluno que deixou o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro para continuar os estudos em outras paragens e diz que aprender mirandês foi importante na sua vida. 
“Permitia-me escrever de uma maneira diferente, analisar as palavras de maneira diferente, porque havia um paralelo que podíamos fazer com o som das palavras, com a forma de escrever e o mirandês tornou-se uma mais-valia para mim na forma de escrever e, sobretudo, de falar”, descreve. 
O ensino do Mirandês como opção nas escolas do concelho de Miranda do Douro é ministrado desde o ano lectivo 1986/1987, por autorização do Ministério da Educação. 

Olímpia Mairos, RR

Sem comentários:

Enviar um comentário