Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mirandela - Começar o ano a provar o azeite novo

O ano de 2013 inicia-se com VIII Festival de Sabores do Azeite Novo, que se realiza de 6 a 13 de Janeiro em vários locais da cidade de Mirandela.
A cultura e a tradição ligada ao azeite, um dos produtos agrícolas mais rentáveis deste concelho, serão o centro das atenções numa altura em que está no fim a campanha deste inverno.
Formar é a palavra de ordem da 8.ª edição do festival, onde, durante oito dias consecutivos o azeite e a fileira da azeitona são o motor de debate. Vão ser promovidos diversos workshops e cursos associados à temática do azeite e dos seus subprodutos. Segundo a informação da Câmara de Mirandela, um dos promotores, o Festival de Sabores de Azeite Novo é um evento que promove a cultura e a excelência do azeite do concelho e de Trás-os-Montes.
Durante todo o mês de janeiro, os restaurantes e pastelarias aderentes, terão ao dispor dos seus clientes, menus de azeite e petiscos azeitados, promovendo e dignificando a gastronomia variada aliada a um azeite de excelência. O “ouro transmontano” vai também ao encontro dos mais jovens, numa política incentivadora do consumo de azeite, junto das escolas da cidade e jardins de infância com o Workshop “O Azeite vai à Escola – Provas de Azeite”, de 7 a 11 de janeiro.
Ainda durante este período, vão realizar-se visitas a lagares de azeite da região, workshops de “Sabão de Azeite Tradicional”, “Bombons de Azeite e Gomas de Azeite” e “Bola de Azeite”. No dia 6 decorre o VII Seminário Apícola da Terra Quente e são inauguradas exposições. Em simultâneo realiza-se o Curso de “Dermo Azeite”.
A semana finaliza com “Tertúlias de Azeite”, “Curso de iniciação às provas de azeites” e Percurso Pedestre “Trilho de Vale de Lobo” com visita a lagar de Azeite.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário