Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

200 caretos desfilam em Bragança


São esperados cerca de 200 caretos na quarta edição do Carnaval dos Caretos de Bragança.
O desfile está marcado para o próximo sábado e nele vão participar mascarados de Portugal, Espanha e Itália. Mas para este ano estão previstas mais actividades. “Nós fazemos este desfile de dois em dois anos e já temos cerca de 200 presenças confirmadas através de grupos portugueses e outros vindos de Espanha a Itália”, refere a vereadora da cultura da câmara de Bragança, salientando que “é um momento importante para a nossa cultura porque mostra as nossas tradições”. 
Fátima Fernandes acrescenta que “além do desfile dos caretos e da queima do diabo temos uma exposição que engloba os três países, uma conferência e para os mais jovens uma noite de diversão”.
No ano passado, foi recuperada a tradição da saída à rua do diabo, morte e censura, na quarta-feira de cinzas.
O presidente da Academia Ibérica da Máscara assegura que é uma tradição para manter viva.“Eu espero que prossiga por muitos anos enquanto houver gente capaz de assumir esses papéis”, afirma António Tiza. “No ano passado apareceu um grupo bastante numeroso de jovens que se associou ao trio que a academia preparou e estava bastante motivado para continuar esta tradição que já estava perdida”.
Este ano as festividades estão enquadradas numa candidatura ao Programa Cultura.
O presidente da câmara salienta que o objectivo é constituir uma rede europeia que promova as tradições de Carnaval. “Este ano o festival decorre no quadro de uma parceria mais alargada que envolve até a elaboração de um site promocional conjunto, criando condições de base para o alargamento de uma rede no espaço europeu”, adianta Jorge Nunes.
O programa das festividades começa na sexta-feira e prolonga-se até quarta.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário