Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Administração Interna e Solidariedade Social combatem isolamento dos idosos


Os ministros da Administração Interna e da Solidariedade Social assinam hoje um protocolo para combater o isolamento e solidão dos mais idosos, tendo a GNR sinalizado, no ano passado, cerca de 23 mil pessoas a viver nestas condições.
O protocolo de cooperação, que vai ser assinado pelos ministros Miguel Macedo e Pedro Mota Soares, tem por objectivo garantir “uma melhor articulação entre os organismos que actuam nesta área, de forma a promover um aumento da qualidade de vida e do sentimento de segurança dos cidadãos mais idosos”.
Segundo o protocolo, o Ministério da Administração Interna (MAI) e o Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSS) comprometem-se a “fortalecer as parcerias locais com os serviços de segurança social”, e a “garantir uma estreita articulação entre as forças de segurança e a linha nacional de emergência social – linha 144”.
Os dois ministérios responsabilizam-se também em “garantir a partilha de informação entre as forças de segurança e os serviços sociais do Instituto da Segurança Social (ISS) e, no caso de Lisboa, a Santa Casa de Misericórdia (SCML), por forma a permitir uma eficaz intervenção conjunta no combate ao isolamento e à solidão dos idosos e ao sentimento de insegurança”.
No âmbito do protocolo será ainda garantida "a identificação de um interlocutor privilegiado" nas forças de segurança, para os serviços distritais do ISS e para a SCML.
O protocolo estabelece “as bases de compromisso” para “a promoção de acções de cooperação conjuntas que permitam uma parceria e actuação contígua eficaz, uma melhor comunicação e eficácia nas áreas de intervenção respectivas.
A assinatura do protocolo insere-se num conjunto de iniciativas que têm sido desenvolvidas pelo MSSS e pelo MAI no sentido de combater o sentimento de isolamento e insegurança dos cidadãos mais idosos.
A GNR sinalizou no ano passado 23 mil idosos a viver sozinhos ou isolados, no âmbito da operação “Censos Sénior” que realiza anualmente.
A campanha realizou-se pela primeira vez em 2011, tendo sido, na altura, identificados 15.596 idosos, número que cresceu no ano passado para 23.001.
Segundo os dados da operação do ano passado, dos 23.001 idosos identificados, 18.082 vivem sozinhos e 2.483 residem em locais isolados, tendo ainda a GNR registado 2.436 que vivem sozinhos e isolados.
Em 2012, o distrito que tinha mais casos era o de Bragança, com 2.442 idosos a viver sozinhos ou isolados, seguindo-se o de Santarém, com 2.131, Évora, 2.037, Guarda, 1.912, Castelo Branco, 1.810, Viseu, com 1.897, e Santarém, 1.723.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário