Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Arqueólogos continuam a escavar em Castro de Avelãs


Os arqueólogos da Universidade de Coimbra (UC) vão continuar a escavar no concelho de Bragança para saberem se Castro de Avelãs foi capital dos Zoelas, na época romana, e sede da paróquia de Brigantia, no tempo dos Suevos e Visigodos. 
A garantia foi deixada ontem, durante a apresentação dos resultados das escavações realizadas no Verão do ano passado, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Bragança e a Faculdade de Letras daquela Universidade.
Segundo Pedro Carvalho, responsável pela equipa de arqueólogos e alunos envolvidos na intervenção, os resultados são animadores. 
Do leque de achados destaca-se uma moeda do século III, uma pedra de anel com uma figura de cavalo com rabo de peixe, um anel do período alto-medieval e diversas ossadas. Após o tratamento dos dados na Universidade de Coimbra, os resultados serão apresentados à comunidade científica, regional e local. 
Depois da apresentação dos resultados finais, o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, garante que é preciso criar um museu para guardar e divulgar o património arqueológico.
No dia da apresentação dos resultados das primeiras escavações, a Junta de Castro de Avelãs também lançou o brasão da freguesia.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário