Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 4 de março de 2013
Parque do Castanheiro em Vinhais
Vinhais - município castanhícola com mais variedades de castanhas enxertas
O Município de Vinhais teve a coragem de criar um Parque Biológico, mesmo estando situado dentro do Parque Natural de Montezinho.
Esta estrutura biológico-turística dá mais força à protecção e conservação de algumas espécies dentro da defesa da biodiversidade. Podia ficar-se pelo fumeiro e pelas castanhas mas entendeu ir mais além. Como as boas notícias nunca vêm sós prefigura-se, também, a criação do «Parque do Castanheiro».
Esta boa nova foi-me dada pelo Presidente da Associação Florestal, Arbórea, Eduardo Roxo, tendo nós manifestado satisfação e apoio, que acabamos por transmitir ao Vice-Presidente do Município, Roberto Afonso.
Por um lado, Vinhais é o município castanhícola de Portugal que possui mais variedades de castanhas enxertas. Por outro, o seu Presidente, Américo Pereira, é dos autarcas mais dinâmicos, preocupado em alargar as bases de um desenvolvimento sustentável. A criação do «Parque do Castanheiro em Vinhais» poderá ter mais impacto que o Parque Biológico, porque se assume como único no panorama nacional e é bem provável que venha a ser motivo de peregrinação dos que se preocupam, a nível mundial, com os castanheiros e as diferentes variedades de castanhas, correndo muitos o risco de extinção.
Um bom Parque de Castanheiros em Vinhais pode ser um primeiro passo para a criação de um «Centro de Interpretação do Castanheiro e da Castanha». Dada a doença do cancro do castanheiro que grassa, é fundamental que as condições edafo-climáticas e a altitude sejam bem definidas e venha a ser criado em local ideal ao seu cultivo. Este parque arbóreo e castanícola vai trazer a Vinhais muitos estudiosos e curiosos, contribuindo para um maior desenvolvimento municipal e até regional.
Jorge Lage
in:jornal.netbila.net
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário