terça-feira, 12 de março de 2013
Resultados das escavações arqueológicas em Castro de Avelãs
No dia 10 de março, foi realizada a apresentação de alguns resultados dos estudos arqueológicos do sitio arqueológico da Torre Velha/Terras de S. Sebastião, em Castro de Avelãs, pelo Professor Doutor Pedro Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pela Dra. Clara André, arqueóloga da Câmara Municipal de Bragança, no âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Bragança e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, assinado no dia 28 de junho de 2012, que corresponde à primeira fase que tem como objetivo avaliar o potencial científico e patrimonial do referido sítio arqueológico.
Esta cerimónia decorreu na Igreja de Castro de Avelãs, após a celebração eucarística celebrada pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e a apresentação do Brasão da Freguesia de Castro de Avelãs, pelo presidente da Junta de Freguesia de Castro de Avelãs, Sr. José Vicente, onde para além da presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, que presidiu, estiveram presentes o Vice-presidente, Eng.º Rui Caseiro, e o Vereador, Dr. Hernâni Dias, o Presidente da Assembleia Municipal de Bragança, Dr. Luís Afonso, o Comandante da Polícia de Segurança Pública de Bragança, Superintendente Amândio Correia, o pároco de Castro de Avelãs, Pe. Mauro Alves, presidentes de Junta de Freguesia, membros da Assembleia, outros convidados e população da freguesia em número significativo.
“Castro de Avelãs é uma referência ao nível da arqueologia, sendo que, após estar completamente estudado, podemos partir para a constituição de um museu que reúna e divulgue os diferentes achados arqueológicos e ainda com projetos deste tipo para outros locais, nomeadamente Rebordãos ou Parada, entre outros”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
in:cm-braganca.pt
Mais informações em anexo.
Escavações arqueológicas em Castro de Avelãs (6.479 Kb)
Resultados dos estudos arqueológicos do sitio arqueológico da Torre Velha (407 Kb)
Sem comentários:
Enviar um comentário