terça-feira, 26 de março de 2013
Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais
A chefe de Projeto de Missão do Douro, Célia Ramos, desafiou hoje os agentes das rotas turísticas da região a promoverem em conjunto os produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
Célia Ramos foi uma das intervenientes no Congresso Internacional Rotas Turísticas -- "Valorização e Posicionamento", em Mirandela, no distrito de Bragança, que juntou as Rotas do Azeite de Trás-os-Montes, anfitriã, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister. Os recursos estão identificados, segundo observou, mas falta "agregar os vários atores públicos, privados, as associações, universidades, no sentido de uma promoção conjunta, de ganhar massa crítica, visando a internacionalização e desta forma trabalhar a procura".produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
"É na agregação do conjunto dos nossos produtos que nós, de facto, podemos ser diferentes e porque todos eles têm qualidade, podem afirmar-se em conjunto", considerou.produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
Da mesma maneira que se conta a história do vinho do Porto a milhares de visitantes que entram em Gaia, muitos deles com destino ao Douro, "é contar-lhe também a história do azeite, dos enchidos, da castanha, da amêndoa, doçaria", considerou.produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
Célia Ramos constatou que "a oferta está trabalhada, com "uma grande aposta nas infraestruturas, nos equipamentos, na recuperação dos centros históricos, das aldeias, material publicitário, agora é preciso trabalhar o lado da procura".produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
"Tenho de trabalhar, fazer promoção, e ir buscar a internacionalização, outros mercados, de forma a podermos de facto criar valor a partir dos nossos recursos, do território", acrescentou.produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
Este é o caminho defendido também pelo anfitrião, Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que apontou o congresso de hoje como espaço de reflexão e de partilha, em que deram também testemunho rotas turísticas de outras zonas de Portugal e de Espanha.produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
O congresso faz parte de um diálogo que as três rotas turísticas do norte de Portugal vêm desenvolvendo há dois anos.produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.
A ambição de "venderem" juntos a região do Douro comum a todos poderá materializar-se no projeto de internacionalização da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que se prepara para ir à conquista dos mercados emergentes do Brasil, Moçambique e também Macau.
HFI // JGJ
Lusa/fim
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