Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Entre o Vinho e o Pão


Entre o Vinho e o Pão é uma exposição fotográfica da autoria de Ricardo Raminhos que vai estar patente no Núcleo Museológico de Favaios - Pão e Vinho até ao próximo dia 2º de abril.
“Favaios situa-se na região vinhateira do Douro onde a actividade económica predominante é a vinha e a panificação – o mais famoso o vinho moscatel precedido do pão de quatro cantos.
Estas actividades perdem-se no tempo, mas nem só de vinha e pão é feita a história de Favaios. Aqui, a arte de representar também se perde no tempo. A OFITEFA – Oficina de Teatro de Favaios – iniciou a sua actividade em 2006, dando continuidade a uma tradição longínqua da aldeia, na arte de representar.
Consta, que essa tradição se terá iniciado com representações de rua, de passagens bíblicas e religiosas, com o intuito de consolidar a fé e moralizar os costumes. Em 1919 foi construído o Teatro António Augusto Assunção – hoje a casa da Ofitefa. Desde então, sempre que existe uma representação nesse local, toda a sua população e das zonas limítrofes ai ocorrem lotando o espaço. 
Este trabalho é centrado na sala de Teatro e no grupo de teatro amador que luta diariamente por manter uma arte, seu espaço e uma tradição num local isolado onde a oferta cultural dos grandes centros urbanos está longe e vive diariamente com a realidade do êxodo rural”.

Onde: Núcleo Museológico de Favaios - Pão e Vinho
Quando: Até 20 de Abril de 2013
Entrada: Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário