sexta-feira, 5 de abril de 2013
Freixo é o município transmontano que deve mais por habitante
Freixo de Espada às Cinta é o município transmontano que deve mais por habitante. Dividindo os cerca de 15 milhões de endividamento líquido pela população, a dívida por habitante ronda os quatro mil euros.
Estes números são relativos a 2011 e divulgados pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
O autarca de Freixo, José Santos, lembra que os municípios mais pequenos são os mais prejudicados com os cortes nas transferências do Orçamento do Estado e garante que tem conseguido reduzir a dívida e fazer investimento no concelho.
No lado oposto. Ou seja, a Câmara transmontana que deve menos por habitante é Bragança. O endividamento líquido da autarquia da capital de distrito ronda os 8 milhões de euros, enquanto as receitas ascendem a cerca de 32 milhões. A dívida por habitante situa-se assim nos 237 euros.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, diz que este é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de vários anos.
Já a Câmara de Vinhais é a que tem o valor da dívida mais baixo. O município tem um endividamento líquido de cerca de 2 milhões de euros e receitas que rondam os 13 milhões de euros.
O autarca, Américo Pereira, não tem dúvidas de que tem apostado nos investimentos certos para equilibrar as contas.
O município do distrito de Bragança com um endividamento líquido mais elevado é Mirandela. São mais de 25 milhões de euros de dívida, que contrastam com os 17 milhões e 700 mil euros de receitas.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário