Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de abril de 2013

Uma joia em Trás-os-Montes

foto RUI MANUEL FERREIRA/GLOBAL IMAGENS
"A criação desta escola foi uma pedrada no charco nesta vertente do ensino profissional de música, que praticamente não existia". É a Escola Profissional de Arte de Mirandela - ESPROARTE.

É daquela forma que o diretor pedagógico justifica o nascimento do projeto, em 1990, através de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Município de Mirandela, com os cursos a serem financiados pela União Europeia. "É um belíssimo exemplo daquilo que deve ser o aproveitamento de fundos comunitários", adianta José Francisco, reforçando a ideia de que a interioridade não teve reflexos negativos neste caso. "Conseguimos contrariar aqueles que entendiam que estava mais vocacionada para os grandes centros", diz.
A escola tem 150 alunos, do 7.º ao 12.ºano de escolaridade, oriundos de 26 concelhos da região transmontana, que frequentam o curso Básico de Instrumento, de Instrumentista de Cordas e de Tecla e de Instrumentista de Sopro e de Percussão.
No quadro docente, estão cerca de meia centena de professores, 13 dos quais são de países estrangeiros (Rússia, Ucrânia, Holanda, Hungria, República Checa, Turquia, Argentina, Venezuela e Cuba). "Em Portugal, não há gente qualificada suficiente, mas esta mistura de várias correntes também lhe confere um elevado nível de qualidade", explica.
José Francisco garante que a maioria dos alunos que frequentam a escola envereda por uma carreira profissional nesta área. "Alguns estão em conservatórios ou em orquestras profissionais, enquanto outros estão na área de ensino", conta o diretor pedagógico.
A orquestra sinfónica é a referência mais emblemática da escola. Constituída por cerca de 90 alunos, desenvolve uma notória atividade de divulgação da música, em Portugal e em digressões por vários países. Já obteve diversos prémios, com destaque para o concurso do Eixo Atlântico. "Os prémios individuais e coletivos são apenas o reflexo visível do que se faz ablinha António Branco, autarca de Mirandela e presidente da direção.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário