Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja reuniu em Miranda do Douro


Reuniu no dia 30 de Abril, em Miranda do Douro, a Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Esta Comissão é constituída por um secretariado permanente e por um elemento de cada Município.
Desta reunião resultaram algumas linhas orientadoras para o funcionamento desta instituição como a criação de uma página da internet com informações úteis, regulamento da Comissão, legislação relativa ao património cultural, legislação particular, informação de empresas e técnicos habilitados a intervir no património, protocolos, toda a documentação em ordem a licenciamento de obras, inventário, espaço para sugestões, etc.
Foi também defendido que a Comissão Diocesana de Arte Sacra deve dispor de todo o inventário do património móvel já elaborado, devendo providenciar todos os trâmites necessário para concluir o mesmo, uma vez que este inventário ainda não está feito ou totalmente concluído nalguns Municípios.
Foi ainda abordada a necessidade da criação de um Centro de Restauro e Conservação Diocesano sob a tutela da Comissão, nas áreas da escultura e pintura.
Para esse efeito serão elaborados protocolos com todos os Municípios a fim de salvaguardar e proteger futuras intervenções no vastíssimo património cultural da Diocese.
Foi ainda sugerido a elaboração de protocolos com a Direção Regional da Cultura do Norte, Universidade Católica (Escola das Artes) e outras Universidades. A próxima reunião da Comissão ficou agendada para a Alfândega da Fé, no dia 3 de Julho.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário