sexta-feira, 24 de maio de 2013

Protocolo para valorizar património da região vai ser assinado hoje em Mirandela

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), com sede em Atenor, concelho de Miranda do Douro, vai promover "um pouco das atividades rurais nordestinas" que prometem ajudar "a repensar" as transformações no mundo rural. 
A ação, denominada por "burricidades", integra um vasto leque de atividades às quais se juntam nomes da cultura nordestina.
"A ideia passa por reunir um conjunto de especialistas de diversas áreas do saber, numa série de iniciativas de índole rural, que representem a cultura nordestina, como forma de descentralizar diversas atividades que são apreciadas por quem visita a região", avançou Miguel Nóvoa, da AEPGA.
A reflexão sobre mundo rural em "transformação" é um dos objetivos do evento cultural quO Secretário de Estado da Cultura vai estar hoje em Mirandela para assistir à assinatura de um protocolo entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) a EDP - Gestão de Produção de Energia e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.
Segundo se escreve no site DRCN “este protocolo visa dar cumprimento a uma das medidas de compensação preconizadas pela Declaração de Impacte Ambiental do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT), que tem por objetivo compensar parcialmente os impactes negativos causados pela futura Barragem de Foz Tua no património cultural da região, através de um projeto de valorização de património”.
O projeto terá uma comparticipação efetiva da EDP, que deverá disponibilizar “um milhão quinhentos e oitenta mil euros e a DRCN assume a realização de todas as atividades necessárias à concretização dos trabalhos, em estreita colaboração com a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua”.
O projeto, com conclusão prevista para 2015, incidirá sobre um conjunto de monumentos de elevado valor patrimonial situados nos 5 municípios abrangidos pelo AHFT, através da realização de estudos históricos, obras de reabilitação e restauro e ações de divulgação.
O objetivo é “criar condições para o usufruto público dos monumentos, nomeadamente visitas, sempre de acordo com as especificidades de cada um”. promete muita música e debate em torno das questões ligadas à ruralidade da região.
As atividades estão programadas para sábado e domingo e vão decorrer em dois espaços culturais de Lisboa: a Galeria da Livraria "Ler Devagar" e Fábrica XL - Lx Factory.
"Com as gaitas de fole afinadas, e os burros preparados para andar o caminho, a cultura nordestina quer se dar a conhecer nos grandes espaços urbanos", frisou.
A música, danças tradicionais, cinema, documentários, fotografia e palestras temáticas, serão os " pratos fortes" de um encontro que vai juntar músicos tradicionais, associações culturais e burros em dois espaços da capital.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário