Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de junho de 2013

1768, Bragança, Junho, 7. – Pastoral do bispo D. Frei Aleixo de Miranda Henriques proibindo as procissões dos povos vizinhos à festa de São Bernabé em Tuizelo, devido à indecência com que as imagens eram transportadas.

Dom Frei Aleixo de Miranda Henriques da Sagrada Ordem dos Preguadores por merce de Deos e da Santa Se Apostolica Bispo de Miranda e do Conselho de Sua Magestade Fidelissima etc.

Por nos constar na porsição que se fas dia de São Bernabe no luguar de Tuizello adonde encorem muitos povos circumvezinhos com muitas porciçonis he publico e notorio escandalo pellas indecencias com que são traladas as imagems e varias bullas orgenadas de precedencias mandamos a todos os reverendos parrochos do roteiro junto com pena de excomunhão ipso facto e outras a noso arbitrio que nem por si nem por outrem deixem fazer mais procissonis e o mesmo determino ao reverendo parro[cho] de Tuizello que somente consintera misa cantada no dito dia e de nemhuma sorte porssição para o que havemos por despensados de todo coalquer voto no cazo do haverem feito pera que chegue a noticia de todos mandamos correr pellos luguares do roteiro desta nosa pastoral que sera copiada no livro que pertence e publicada a seus freguezes e os reverendos parrochos pasando recibo da sua entregua a remetera na forma do roteiro ao parocho vizinho e ultimo a esta camera o que executarão com pena de se lhe dar em culpa. Dada em Bragança sob noso sinal e sello de nosas armas aos sete dias do mes de Junho de 1768.

Frey Aleyxo Bispo de Miranda
Por mandado de Vossa Excellencia Reverendissima Antonio Jorge Meirelles escrivão proprietario da camera ecleziastica a fis.

Pastorais dos Bispos de Miranda do Douro e Bragança
Publicação da C.M.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário