terça-feira, 4 de junho de 2013

Carrazeda de Ansiães - Recriação histórica atrai visitantes

"De Ansiães para Carrazeda de Ansiães". Este foi o tema da recriação histórica que decorreu, no passado fim-de-semana, naquela vila transmontana.
A peça teatral retratou os últimos momentos do concelho de Ansiães que ocorreu em 1734, quando se deu a transferência dos Paços do Concelho para Carrazeda de Ansiães. 
Para muitos presentes esta foi uma maneira interessante de conhecer a história local. “Eu confesso que não conhecia muito bem este episódio da história de Carrazeda de Ansiães e com esta encenação toda foi muito mais divertido conhecer”, afirma Céu Campos, uma das visitantes.
Esta é já a terceira recriação histórica que o Município de Carrazeda de Ansiães promove, com o objectivo de dar a conhecer a história da vila e também envolver pedagogicamente as escolas do concelho.
Cortejo histórico
“A ideia prende-se essencialmente com a vontade que nós temos de dar a conhecer a história local, ou seja, há muita gente que não faz a mínima ideia de como muitos factos aconteceram e como Carrazeda também teve parte activa na história nacional”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Luís Correia.
Quem visitou a vila neste fim-de-semana pôde assistir a vários momentos teatrais e musicais. Entre eles estiveram a entrada Régia e cortejo histórico para a recepção de D. João V, o derrube do pelourinho de Ansiães e transferência dos Paços do concelho para Carrazeda, que teve lugar no Castelo, e um Auto-de-Fé e condenação à morte do escritor judeu, António José da Silva. A encenação destes momentos históricos esteve a cargo da Companhia de Teatro Viv arte.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário