Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Carrazeda de Ansiães - Recriação histórica atrai visitantes

"De Ansiães para Carrazeda de Ansiães". Este foi o tema da recriação histórica que decorreu, no passado fim-de-semana, naquela vila transmontana.
A peça teatral retratou os últimos momentos do concelho de Ansiães que ocorreu em 1734, quando se deu a transferência dos Paços do Concelho para Carrazeda de Ansiães. 
Para muitos presentes esta foi uma maneira interessante de conhecer a história local. “Eu confesso que não conhecia muito bem este episódio da história de Carrazeda de Ansiães e com esta encenação toda foi muito mais divertido conhecer”, afirma Céu Campos, uma das visitantes.
Esta é já a terceira recriação histórica que o Município de Carrazeda de Ansiães promove, com o objectivo de dar a conhecer a história da vila e também envolver pedagogicamente as escolas do concelho.
Cortejo histórico
“A ideia prende-se essencialmente com a vontade que nós temos de dar a conhecer a história local, ou seja, há muita gente que não faz a mínima ideia de como muitos factos aconteceram e como Carrazeda também teve parte activa na história nacional”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Luís Correia.
Quem visitou a vila neste fim-de-semana pôde assistir a vários momentos teatrais e musicais. Entre eles estiveram a entrada Régia e cortejo histórico para a recepção de D. João V, o derrube do pelourinho de Ansiães e transferência dos Paços do concelho para Carrazeda, que teve lugar no Castelo, e um Auto-de-Fé e condenação à morte do escritor judeu, António José da Silva. A encenação destes momentos históricos esteve a cargo da Companhia de Teatro Viv arte.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário