sábado, 1 de junho de 2013

Empreitada da barragem das Veiguinhas foi lançada

O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, classificou, este sábado, o lançamento da empreitada de construção da barragem das Veiguinhas, no parque natural de Montesinho, "um momento único que não se repetirá nas próximas décadas", durante a cerimónia de entrega do contrato de empreitada a empresa Aguas de Trás os Montes e Alto Douro, à qual presidiu o primeiro-ministro. O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lopes, disse tratar-se de 'um projeto histórico'.
O processo de construção da barragem de Veiguinhas teve início há 25 anos. Em 16 anos foram emitidas seis declarações de impacte ambiental, cinco de desconformidade e a conformidade foi dada a 19 de março do ano passado. Os chumbos à construção da captação foram, segundo o autarca, "fruto da afronta fundamentalista" dos ambientalistas, uma vez que associações que os representam, como a Quercus, opõem-se ao projeto e continuam com ações em tribunal para travar a construção do empreendimento.
Jorge Nunes lembrou que o problema da falta de água em Bragança é estrutural e nos anos secos, no outono e início do inverno, 'obriga ao transporte em camiões cisterna por grandes distâncias, a partir de outros concelhos, "a custos insustentáveis".
"Na elaboração do plano de contingência constatou-se que, em situação extrema,a Proteção Civil Nacional não dispõe de meios, mesmo com a colaboração do Exército e da unidade militar de emergência mais próxima de Espanha", justificou o edil Brigantino.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário