Uma das mais antigas Festas temáticas do Nordeste Transmontano começa já na próxima sexta feira. Trata-se da Festa da Cereja de Alfândega da Fé, que reúne mais de 100 expositores representativos de vários setores de atividade. O evento abre portas a 7 de junho, pelas 18.00h, e é inaugurado, oficialmente, no dia 8 às 15.00h.
A FESTA promete trazer as tão aguardadas cerejas, as primeiras da época, que em ano de quebra de produção e atraso na maturação são esperadas já com muita vontade. Mas o evento não se faz só de cereja e assume-se como ponto de encontro da cultura e tradições locais. Gastronomia, tasquinhas, artesanato, produtos locais, animação e um vasto conjunto de atividades tornam a Festa da Cereja de Alfândega da Fé na verdadeira montra do concelho.
Com organização da Câmara Municipal, a iniciativa concentra a grande parte das atividades no PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES. É por lá que vão passar os grupos culturais concelhios, responsáveis pela grande maioria da animação e é também aqui que quem visitar Alfândega vai ficar a conhecer mais sobre a sua história, ao assistir à recriação da “LENDA DOS CAVALEIROS DAS ESPORAS DOURADAS” (dia 9 às 17.00h).
Trata-se de uma experiência de teatro na comunidade que envolve a Filandorra Teatro do Nordeste, a Escola Municipal de Teatro (TAFÉ), a população concelhia e que promete ser um dos pontos altos da FESTA deste ano. Uma lenda que remonta aos tempos da reconquista Cristã da Península Ibérica e que explica a formação e atual designação do concelho.
Mas esta não é a única novidade deste ano, a cereja de Alfândega é o elemento principal de uma CERVEJA ARTESANAL que vai ser produzida no concelho.
A Mártir, A PRIMEIRA CERVEJA ARTESANAL DE CEREJA de Alfândega da Fé, vai ser lançada durante a FESTA DA CEREJA (dia 9 às 16.00h). O projeto nasce da capacidade empreendedora de 4 jovens alfandeguenses e insere-se no espírito da FESTA DA CEREJA. É que o evento quer também fazer o elogio à capacidade empreendedora das gentes de Alfândega, que vão descobrindo nas potencialidades do concelho formas de criação de emprego e riqueza. Daí que vai ser fácil encontrar no certame produtores locais, que apostam nos produtos característicos do concelho e representantes de áreas de negócio como o turismo.
Esta é a verdadeira essência da Festa, um espaço de promoção do que de melhor se faz em Alfândega da Fé. É assim há 31 anos, vai ser assim de 7 a 10 de junho durante a edição deste ano da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.
in:noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário