Alfândega da Fé já tem um gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica. O serviço surge associado à Liga dos Amigos do Centro de Saúde que pretende prestar um apoio de proximidade.
“A necessidade de implementar este gabinete surgiu de querer trabalhar ao nível da protecção e integração das vítimas que já estavam sinalizadas para proporcionar à população um serviço para reconstruir a vida livre de violência”, refere o técnico responsável do projecto.
Fernando Oliveira salienta que os casos já existentes, relativos ao concelho de Alfândega da Fé, estão agora a ser acompanhados por este gabinete. “Em 2012 tínhamos 27 vítimas sinalizadas pelo Núcleo de Apoio à Vítima da ASMAB, mas esses processos já transitaram todos para o gabinete local para serem acompanhados”.
Além disso, “este ano já surgiram algumas denuncias pois o trabalho de sensibilização tem dados alguns resultados”.
Este gabinete não é dirigido apenas às vítimas de violência doméstica. Qualquer cidadão pode recorrer a ele para denunciar casos de que tenha conhecimento. “Denunciar situações de violência é um dever cívico e como garantimos o anonimato e a confidencialidade as pessoas sentem cada vez mais a obrigação de denunciar estes casos”, afirma o responsável.
O gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica de Alfândega da Fé presta apoio ao nível da protecção das vítimas e promoção da reintegração social, garantindo direitos jurídicos e sociais.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário