A Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça reivindica a construção de um dique na barragem da Burga que permita fazer o reforço daquela albufeira.
O projecto está feito falta apenas a autorização do Ministério da Agricultura para o lançamento do concurso.
O presidente da associação diz que a construção deste dique “é muito importante porque em anos normais ela não consegue recuperar nem chegar ao máximo da sua capacidade de armazenamento e o dique seria para reforçar o caudal à barragem da Burga, pois há anos em que ela fica a 30 ou 40% da sua capacidade o que é manifestamente insuficiente para aquele regadio”.
O mesmo acontece com o projecto do teleregadio. Fernando Brás considera que é um elemento fundamental para o uso eficiente da água porque “cada agricultor vai ter contadores individuais induzindo neles mais alguma responsabilidade, reduzindo também custos de gestão pois podemos fazer leituras dos consumos no momento”. Além disso “permite também sabermos onde está a ser utilizada a água e em que quantidades até para detectarmos possíveis rupturas nas condutas”, acrescenta.
A associação alertou o secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural na sua passagem pela Vilariça. Francisco Gomes da Silva comprometeu-se a transmitir os alertas ao responsável pela pasta da agricultura. “Serei portador dessas preocupações pois são projectos importantes e que contribuem para a continuidade da evolução da agricultura desta região”, afirma, acrescentando que “a minha função é pegar nesta informação e tentar perceber em que ponto as coisas estão para poder veicular a informação”.
Estes dois projectos representam um investimento de um milhão e setecentos mil euros.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário