Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ronda das Adegas anima Atenor

Foi uma animação este fim-de-semana em Atenor, concelho de Miranda do Douro.
A terceira edição da Ronda das Adegas trouxe cerca de seis mil pessoas a esta aldeia do planalto.
Alguns oriundos da terra, mas que vivem no litoral, outros que descobriram a região.  Em alguns casos veio mesmo a família toda. “Vim eu, o marido, a filha, o genro e a neta para sentirem as vivências que eu tive quando era criança e eu para relembrar a minha infância”, refere Helena Monteiro, a residir em Vila Nova de Gaia. 
Também António Esteves, a viver no Alentejo, aproveitou “o fim-de-semana prolongado para vir ver a família e vir à festa. Traz muita animação à aldeia”. Maria Regina aproveita “para comprar as coisas tradicionais da região como sobretudo o pão que é mais saudável”. “No ano passado estive cá e fiquei muito surpreendido”, afirma Agostinho Moreira, acrescentando que “a população fez disto uma coisa muito engraçada que vale a pena vir visitar”.
Em Atenor foram disponibilizadas 33 adegas onde se podia encontrar tudo o que é tradicional.Desde a bebida, aos petiscos e até artesanato. “Tenho presunto bísaro, pão caseiro, mel, queijo e compotas”, refere Eduarda Pereira. Na adega de Bruno Mendes podem encontrar-se “moelas, bifanas, sopa de cogumelos, chouriço, sangria e vinho, e bolos tradicionais”. 
Já Tibério Delgado expõe “navalhas, conjuntos de cozinha, tenazes, puxadores para as portas e sou eu que faço tudo em ferro”.Para o presidente da junta de freguesia de Atenor o certame já está consolidado mas acredita que ainda tem muito mais para dar.
“As pessoas aceitaram muito bem esta ideia pois estamos a receber imensa gente o que nos dá força e coragem para continuar a organizar mais edições sempre com a noção de que pode ser sempre melhor”, afirma Moisés Pêra Esteves, acrescentando que “queremos continuar a surpreender as pessoas porque sentimos que a Ronda das Adegas ainda tem muito para dar”.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário