O Centro de Educação Especial (CEE) de Bragança vai passar a ser gerido pela Santa Casa da Misericórdia.
O equipamento social está sob a alçada do Centro Distrital de Segurança Social e a partir de Setembro a gestão será entregue a uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
O contrato já foi homologado. Esta foi a solução encontrada para resolver um problema que se arrastava há vários anos.
O director do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança assegura que os postos de trabalho estão salvaguardados. “A Santa Casa da Misericórdia vai ficar responsável pela gestão do equipamento e pelo pessoal”, garante, acrescentando que “o Estado tem de dar o exemplo à sociedade de como deve funcionar este tipo de resposta social e a melhor forma foi passá-la a privados para se fazer uma melhor gestão”.
Martinho do Nascimento explica ainda os contornos desta transferência. “É um acordo atípico em que vai fazer a gestão da casa e estabeleceremos acordos de gestão para o número de utentes, andando na casa dos 700 mil euros”.
O provedor da Santa Casa salienta que este projecto abre novas portas à instituição. “A área da deficiência era a única valência que a misericórdia ainda não tinha no activo”, afirma Eleutério Alves, garantindo que “estamos em condições de assumir a gestão daquele equipamento com a qualidade exigida”. “Queremos dinamizar aquele equipamento criando a melhor qualidade de vida possível para os utentes”, acrescenta.
O Centro de Educação Especial garante as respostas sociais de lar residencial para pessoas com deficiência e centro de actividades ocupacionais.
Actualmente tem 68 utentes que vão manter-se na instituição.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:
Enviar um comentário