Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Federação de Regadios Públicos nasce em Vila Flor

Nove associações e juntas de agricultores uniram-se para ganhar escala
Foi criada em Vila Flor, na passada quarta-feira, a Federação de Regadios Públicos do Norte, que congrega nove associações e juntas de agricultores. 
A constituição deste organismo traz algumas vantagens. “Ganha-se alguma escala, representando todo o Norte de Portugal, naquilo que são os regadios públicos. Também tem vantagens para influenciarmos as decisões políticas, uma vez que representamos uma área significativa”, realça o presidente da Federação, Fernando Brás. 
Na cerimónia, que decorreu em Santa Comba da Vilariça, esteve presente o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, que considera que a constituição desta Federação vai ter impacto na região. “Na agricultura o associativismo é fundamental e a constituição desta federação é um bom passo, pois cria escala e capacidade negocial da parte dos agricultores”, refere o governante.
O secretário de Estado defende, ainda, a integração desta federação regional na federação nacional, para que ela não fique isolada e seja integrada no resto do País, no que diz respeito ao regadio”, acrescenta Francisco Gomes da Silva.
A Federação já tem alguns projectos para desenvolver com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Direcção Regional de Agricultura do Norte. “Estão relacionados com a agricultura de precisão, para monitorizar a qualidade da água nas albufeiras e verificar o estado sanitário das plantas”, adianta Fernando Brás.
Dique na barragem da Burga
Nesta cerimónia, a Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça reivindicou a construção de um dique na barragem da Burga, que permita fazer o reforço daquela albufeira. O presidente da associação diz que “é muito importante, porque em anos normais ela não consegue chegar ao máximo da sua capacidade de armazenamento e o dique seria para reforçar o caudal à barragem. “Há anos em que ela fica a 30 ou 40 por cento da sua capacidade”, acrescenta Fernando Brás.
O projecto está feito e falta apenas a autorização do Ministério da Agricultura para o lançamento do concurso. O mesmo acontece com o projecto do teleregadio, que permite fazer um uso eficiente da água. “Cada agricultor vai ter contadores individuais, vamos poder fazer leituras dos consumos no momento e saber onde está a ser utilizada a água e em que quantidades, para detectarmos possíveis rupturas nas condutas”, acrescenta Fernando Brás.
O secretário de estado das florestas e do desenvolvimento rural comprometeu-se a transmitir os alertas ao responsável pela pasta da agricultura. “Serei portador dessas preocupações, pois são projectos importantes e que contribuem para a continuidade da evolução da agricultura nesta região”, garante Francisco Gomes da Silva.
Destaque
Federação já tem alguns projectos para desenvolver com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Direcção Regional de Agricultura do Norte.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário