Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tampas dão 'vida' a cadeiras de rodas em Bragança

Uma associação de Bragança angariou em sete anos, com a recolha e troca de tampas de plástico, material ortopédico de valor superior a 13500 euros, como quatro cadeiras de rodas entregues hoje a instituições e particulares.
“Já deste muitas tampas?” é o desafio que a Azimute, uma associação de jovens sedeada na aldeia da Protela, em Bragança, lançou em 2006 e que já soma mais de 21 toneladas de tampas angariadas e convertidas em equipamento doado a quem necessita.
A associação conseguiu já em 2013 mais quatro cadeiras de rodas, no valor de 1.105 euros, que serão hoje entregues ao Centro Social e Paroquial de Rebordãos (Bragança) e a dois particulares, segundo informação divulgada pelos promotores.
Em sete anos, a Azimute adquiriu e entregou material ortopédico no valor de 13.526 euros com a recolha e entrega de tampas, num total de 21.320 quilos, de acordo com a associação.
Com esta campanha, foram entregues 34 cadeiras de rodas, três cadeiras de banho, uma joalheira ortopédica articulada, três camas ortopédicas, três colchões tripartidos e seis colchões antiescaras.
Entre o equipamento doado encontram-se também andarilhos, canadianas, almofadas, grades rebatíveis, entre outro material específico para pessoas com incapacidade física. 
A Azimute realça que “esta campanha tem permitido desempenhar um importante trabalho de solidariedade que, através do empenho de diversos anónimos e empresas, contribui para a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”. 
Contribui ainda, segundo a associação, “para o desenvolvimento de uma consciência ambiental, incutindo rotinas de reciclagem de plástico, o qual, no meio natural levaria 150 anos a degradar-se”. 
Criada há mais de uma década numa aldeia próxima da cidade de Bragança, Portela, a Azimute começou por dedicar-se aos desportos de aventura e natureza, mas decidiu alargar o seu âmbito a projetos sociais. 
A recolha das tampas faz parte destes projetos. 
Esta associação foi distinguida pela Fundação Calouste Gulbenkian por outro projeto que tem em curso, denominado “Aldeia Pedagógica”, para promover o convívio entre gerações, proporcionando aos jovens a oportunidade de aprenderem com a sabedoria dos mais velhos.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário