Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai implementar Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai disponibilizar 10 mil euros anuais, do Orçamento Municipal, para implementar propostas diretamente apresentadas pela juventude do concelho.
A proposta foi apresentada na última reunião do Conselho Municipal da Juventude, que aconteceu no dia mundial da juventude, 12 de Agosto.
Trata-se de um instrumento no qual os jovens do concelho, dos 10 aos 30 anos, podem decidir sobre as prioridades do orçamento municipal e supervisionar a sua execução.
Este mecanismo vem proporcionar um contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico. Assim destacam-se como grandes objetivos do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) a promoção e desenvolvimento pessoal/social dos jovens no âmbito da educação cívica; criação de sinergias positivas entre representantes e representados locais; reforço da qualidade da democracia, valorizando os processos participativos e a transparência política. O OPJ fomenta a democracia, a massa crítica, a credibilidade política e o interesse dos jovens pelas suas origens.
Na mesma reunião do Conselho Municipal da Juventude, foram debatidos vários pontos de interesse para os jovens do Concelho, nomeadamente o alargamento da participação a todas as associações do concelho que serão solicitadas a nomear um membro jovem efectivo e um suplente para fazerem parte do Conselho Municipal da Juventude com o objetivo de alargar e dinamizar a participação de todos os jovens.
Foi também  discutido e aprovado o Regimento do Conselho Municipal da Juventude que vai permitir a todos terem conhecimento das regras de funcionamento daquele órgão e ficou decidido definir um painel de indicadores que permitam acompanhar a situação dos jovens do concelho em diversas áreas, como seja a taxa de emprego, habilitações académicas e insucesso escolar.
Apostando numa política transparente e plenamente democrática, todas as sessões realizadas pelo Conselho Municipal da Juventude, bem como as atividades realizadas serão divulgadas, atempadamente, no website do Município e na Newsletter, de forma a permitir a participação de todos.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário