Quatro grupos de música tradicional portuguesa e irlandesa actuam a 31 de Agosto no Miradouro de Santa Leocádia, em Torre de Moncorvo, numa noite musical intitulada «Com tradição».
«Proporcionar uma oferta musical diferente da habitual nesta altura do ano nas festas de aldeia e nesta zona do país é o que pretendemos com a iniciativa, divulgando e valorizando a música tradicional e folk», refere Pedro Xavier, mentor e organizador da iniciativa juntamente com o arqueólogo irlandês Andrew May.
Radicados há quase três anos e meio naquele concelho brigantino, onde se encontram a fazer o levantamento do património ameaçado pela construção da barragem do Baixo Sabor, os organizadores da noite musical visam «chamar a atenção para a música tradicional e folk numa área geográfica que embora esteja próxima da região mirandesa não tem tanta tradição musical como esta», acrescenta Pedro Xavier.
No «Com tradição» podem ouvir-se sonoridades tradicionais das zonas de Trás-os-Montes, Minho, mas também um pouco do repertório de José Afonso, que não «é muito divulgado na região», refere aquele arqueólogo português.
Com início marcado para as 21h00, no miradouro situado no topo da serra do Reboredo (distrito de Bragança), a iniciativa não conta, porém, com qualquer formação musical de Torre de Moncorvo por, segundo Pedro Xavier, não haver qualquer formação musical local de música tradicional e folk naquela área. «Daí que tenhamos recorrido ao que existe mais próximo e que é de terras de Miranda», argumenta.
O projecto «Taberna Subura», uma banda de Braga que recria o repertório de José Afonso e temas tradicionais do Minho, é a principal atracção do evento «Com tradição», cuja abertura está a cargo da formação «The plastic paddies», um grupo expressamente criado para o evento por Andrew May, co-organizador do certame.
Os «Roleses», um grupo de jovens cognominado «Gaiteiros de Urrós» que visa divulgar e perpetuar a tradição musical mirandesa e temas populares de outras regiões portuguesas e que se encontra a preparar um primeiro trabalho discográfico, é outro dos grupo que integra o cartaz do «Com tradição».
Las Çarandas (palavra mirandesa que significa crivo ou peneira), o primeiro grupo feminino de gaiteiras composto por quatro mulheres – duas tocadoras de gaita-de-foles e duas percussionistas – cujo repertório assenta em sons tradicionais mirandeses base de repertório preenche o cartaz da iniciativa.
Com entrada livre e transporte gratuito para o local, «Com tradição» é uma iniciativa que assinala o primeiro aniversário de um programa semanal vocacionado para a cultura que os dois arqueólogos têm na rádio local de Torre de Moncorvo, propriedade da Associação Cultural local.
Café Portugal/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário