Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Antiga escola primária de Gimonde vai ser transformada em museu

A antiga escola primária de Gimonde, no concelho de Bragança, vai ser transformada num museu.
O edifício já não recebe alunos há cerca de seis anos e vai agora ser transformada num espaço que retrata a história daquela freguesia. 
O presidente da Junta de Freguesia, Vítor Alves, diz que o objectivo é mostrar a quem visita a aldeia todo o ciclo do pão. “É um sonho antigo que nós temos para a freguesia. É um projecto que nós intitulamos o ciclo do pão, que engloba o aproveitamento da antiga escola primária para a implementação do museu do pão, com forno, e com todos os instrumentos que eram utilizados antigamente para cozer o pão”, realça o autarca.
Este projecto contempla a realização de actividades durante todo o ano, através de parcerias com as padarias e os restaurantes locais. “A aldeia de Gimonde sempre foi conhecida pelo pão. Para este projecto temos parcerias com as duas padarias que existem na aldeia, mas também é conhecida pela boa gastronomia, daí a parceria também com os restaurantes locais. É uma forma de termos actividades complementares ao turismo rural que existe na aldeia. Há muita gente que nos visita e em termos culturais muitas vezes não temos oferta significativa e com este projecto pensamos que eles poderão sair da aldeia mais satisfeitos e com vontade de regressar”, salienta Vítor Alves.  
Este projecto representa um investimento de 39 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, através de uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia à Corane.
As obras do museu vão arrancar ainda durante este ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário