Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BAIXO SABOR: ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Associação e Municípios do Baixo Sabor (AMDS) apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para região da qual fazem parte quatro concelhos abrangidos pela futura albufeira da barragem em construção junto a Torre de Moncorvo.
"Este plano abrange uma albufeira pouco comum com gargantas apertadas, tem três áreas com larguras que constituem verdadeiros lagos que podem potenciar o turismo na região do Baixo Sabor", avançou o presidente da AMDS, Aires Ferreira.
Por seu lado, estes três lagos que inseridos na albufeira poderão dar origem a uma nova marca turística na região transmontana e que ficará associada de forma "positiva" à região do Baixo Sabor (Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros).
"A já designada marca ‘Três Lagos’ é uma expressão muito feliz e retira de certa forma uma carga negativa associada à construção da barragem que foi contestada pelos movimentos ambientalistas", refere o também presidente da Câmara de Torre de Moncorvo.
O plano é de aproveitamento turístico no qual se pretende centrar os três lagos da barragem que estão situados junto às localidades de Felgar (Torre de Moncorvo), Cerejais (Alfândega da Fé) e Meirinhos (Mogadouro) e deles fazer "polos de verdadeira atração turística".
"Esta é também uma forma de balizarmos o futuro plano de desenvolvimento da albufeira para evitar restrições para quando começam a surgir as perspetivas de investimento não sejam levantados entreves e assim já sabemos com aquilo que se pode contar", acrescentou.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sabor é também considerado um instrumento de futura "sustentação" de candidaturas a fundos comunitários.
Por outro lado, o plano poderá ser igualmente um instrumento que "ajude" na gestão do Fundo da Biodiversidade do Baixo Sabor e no projeto de recuperação paisagística dos estaleiros que serviram de apoio à construção da barragem.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário