Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Barragem do Tua ainda pode ser travada nos tribunais

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela aceitou a providência cautelar interposta pela Plataforma Salvar o Tua para travar as obras da barragem da EDP.
A empresa e o Estado têm até 7 de outubro para se pronunciarem e só depois será conhecida a decisão do tribunal, garante uma notícia publicado hoje no site Esquerda.Net.
A ação judicial foi interposta após a decisão da UNESCO em considerar compatível a construção da barragem de Foz Tua com o Douro Património Mundial. As associações ambientalistas e de desenvolvimento local não se conformaram com os argumentos da UNESCO e considerou que as medidas de salvaguarda propostas não seriam suficientes para colmatar os danos irreversíveis que a barragem irá causar no Vale do Tua e no Alto Douro Vinhateiro.
Para Joanaz de Melo, dirigente da GEOTA, que faz parte da Plataforma Salvar o Tua, "esta é uma obra totalmente inútil e que vai ter um custo brutal para o país", para além de colocar em “risco o Douro Património Mundial da Humanidade”. Ouvido pela agência Lusa, o ambientalista acrescentou que esta barragem da EDP naquele local é “mais uma fraude sobre os contribuintes portugueses, para além de todos os danos ambientais e culturais que estão em causa”.
Depois de conhecida a luz verde da UNESCO para a construção da barragem, a Plataforma Salvar o Tua denunciou terem sido completamente ignorados os dois relatórios entregues pelos ambientalistas sobre o impacto paisagístico do paredão da barragem ou o risco de alterações climáticas que podem afetar no futuro a produção dos vinhos do Douro e do Porto.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário