Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Criada marca para atrair turistas à albufeira do Baixo Sabor

“Lagos do Sabor” é a nova marca turística para a albufeira do Baixo Sabor.  A Associação de Municípios elaborou um projecto para aquela zona, que visa o desenvolvimento turístico de toda a área abrangida pela barragem.  
Para o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor e da Câmara de Torre de Moncorvo, “Lagos do Sabor” é o nome que melhor caracteriza aquela zona. “Baixo Sabor tem o peso da polémica e da contestação ao empreendimento hidroeléctrico. Por isso, este é o nome que melhor caracteriza esta albufeira, que se estende por mais de 50 quilómetros, e tem três áreas com largura que constituem verdadeiros lagos”, salienta Aires Ferreira.
Para o autarca, este plano é fundamental na recta final da construção da barragem, para aproveitar os investimentos que a EDP vai fazer quando terminar a obra. “Primeiro, o aproveitamento da própria areia para constituir já as praias propostas. Segundo, que o projecto de recuperação paisagístico do estaleiro já consagre o seu aproveitamento turístico. Estão lá estruturas desportivas e sociais que podem ser mantidas. Os contentores vão ser retirados e aquela área vai ser arborizada. 
Há estruturas de água, saneamento e energia eléctrica. Logo há um parque de campismo e caravanismo que está feito”, realça o presidente da associação.
Além disso, este documento pretende dar um contributo para a constituição do futuro Plano de Ordenamento da Albufeira. “O que acontece é que os planos de ordenamento impõem uma série de restrições e quando começam a surgir as perspectivas de investimento levantam-se uma série de questões. Assim nós à partida já sabemos o que é que se pretende”, argumenta o autarca.
Este projecto propõe ainda um empreendimento com casas flutuantes nos três lagos, que abrangem os concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário