Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jovens médicos realizam rastreios a idosos do Interior

A Associação dos Jovens Médicos (AJOMED) inicia na quarta-feira em Alfândega da Fé, distrito de Bragança, um rastreio a algumas doenças que mais afetam a população idosa no interior do país.
Durante esta semana e na próxima, equipas de duas médicas vão “apanhar boleia” na Unidade Móvel de Saúde de Alfândega da Fé e deslocar-se às aldeias para efetuar rastreios e sensibilizar a população nas áreas da demência e pé diabético.
A associação de jovens médicos vai, segundo adiantou o presidente Marques Pinto à Lusa, levar estes rasteiros ao interior do país, onde prevalece uma população envelhecida e com difícil acesso ao diagnóstico e cuidados de saúde.
“Pretendemos cobrir a maior parte das regiões do interior e colmatar algumas falhas que existem por dificuldades de acesso aos serviços e cuidados de saúde”, realçou.
Segundo o presidente da associação, existe em Portugal “uma subdiagnosticação muito grande da demência e o rastreio está muito pouco implementado”.
O propósito da iniciativa é “ajudar a colmatar esta lacuna” e “aproveitar os dados recolhidos para estudos da prevalência e incidência e grau de subsdiagnosticação” da doença.
Os jovens médicos escolheram também como objeto desta intervenção o problema do pé diabético por se tratar “de uma consequência grave da diabetes mal controlada”.
Os rastreios foram pensados sobretudo para idosos, por ser a faixa etária com maior incidência destas doenças, mas estão abertos a toda a população, segundo o presidente da associação.
Marques Pinto garantiu ainda que o propósito é também “encaminhar os doentes para os serviços de saúde adequados” e que, para esse efeito, os dados recolhidos serão enviados para a Administração Regional de Saúde, centros de saúde e instituições prestadoras de cuidados.
A AJOMED tem sede em Santo Tirso, no norte de Portugal, e um âmbito nacional, segundo o seu presidente. Os rastreios em Alfândega da Fé serão realizados nos dias 04, 05, 06, 12 e 13 de setembro por uma médica e uma dietista nas aldeias que ficam no itinerário da Unidade Móvel de Saúde.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé fez saber que se “associa a este projeto reconhecendo a extrema necessidade de ações deste género tanto para cuidadores como para doentes”, por se tratar de um completo ao trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Saúde e “que ganha especial importância num concelho marcado pelo envelhecimento populacional”.
A autarquia acrescenta, em comunicado, que “há uma correlação estreita entre o envelhecimento e o aumento das patologias, nomeadamente as demências e, a maior parte dos idosos está por diagnosticar e sem tratamento”.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário