Os municípios do Douro Superior disponibilizam informação geográfica através da Internet, para que fique acessível a um maior número de pessoas.
O projecto, denominado Websig, foi desenvolvido pela Associação de Municípios do Douro Superior, em parceria com as autarquias.Esta aplicação na Internet foi apresenta, ontem, em Torre de Moncorvo.
Daniela Serra, técnica da Associação de Municípios do Douro Superior garante que o websig vai permitir poupar tempo e dinheiro. “Estas aplicações têm por exemplo plantas de localização. Qualquer pessoa que queira fazer qualquer alteração em termos de construção ou até uma nova casa é obrigatório dirigir-se à Câmara para fazer a emissão de plantas de localização.
Agora com estas aplicações websig pode fazer em casa, vem com o processo quase pronto e é só dar entrada na Câmara. Antes era muito mais dispendioso, porque tinha que se pagar taxa pelos documentos, enquanto agora se pode imprimir em casa”, explica a técnica.
Esta aplicação disponibiliza ainda dados estatísticos e roteiros turísticos. “Em vez de irmos aos sensos, aqui podemos fazer uma consulta e ter de uma forma muito rápida um mapa, com a distribuição da população, ou seja todas as variáveis estatísticas. Depois também tem a parte de roteiro, numa componente turística, em que um visitante pode ter acesso ao que existe num concelho, o que visitar, os sítios onde comer”, realça Daniela Serra.
Esta informação está disponível nos sites de quatro municípios do Douro Superior e no portal na Internet da Associação de Municípios do Douro Superior.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário