Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de setembro de 2013

Norte, Galiza e Castela e Leão querem uma macro-região

Os Presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e da Junta de Castela e Leão, Emídio Gomes e Juan Vicente Herrera, e o Vice-presidente do Governo Regional da Galiza, Alfonso Rueda, reafirmaram esta quarta-feira, em Salamanca, o projeto de organização e desenvolvimento de uma macro-região europeia.
"Assinalo como muito positiva a iniciativa política de, hoje, reafirmarmos e relançarmos o projeto e a ambição da macro-região do Sudoeste Europeu, a 1ª no espaço ibérico, fundada pelas nossas três regiões”, afirmou Emídio Gomes no encontro. "O muito em comum que partilhamos justifica uma estratégia conjunta e uma voz em uníssono na Europa.”
A "Macro-região do Sudoeste Europeu”, como é chamada, integra as regiões da Galiza, do Norte de Portugal e de Castela e Leão e é a primeira a formar-se na Península Ibérica. O seu projeto foi anunciado pelas três regiões em setembro de 2010, seguindo outras experiências europeias, como no Báltico, no Danúbio e no Adriático.
O desenvolvimento da mobilidade e a logística, a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e o fomento das indústrias do automóvel e componentes são algumas das áreas prioritárias da macro-região do Sudoeste Europeu, cujo plano estratégico será agora elaborado. "Juntos, somos uma comunidade de 9 milhões de pessoas", referiu Emídio Gomes no encontro das três regiões. "Formamos uma comunidade de conhecimento e um mercado de trabalho mais atrativo para valorizar as qualificações muito elevadas que estamos a gerar nas nossas universidades e transferir conhecimento para o mundo das empresas."
Com esta organização, Região Norte, Galiza e Castela e Leão passam a participar numa nova arquitectura da cooperação territorial concebida pela Comissão Europeia para ciclo 2014-2020.
A constituição de macro-regiões visa, entre outros objetivos, reforçar pactos de cooperação entre regiões europeias, aumentar o impacto de projetos e dinâmicas de cooperação entre regiões que partilham interesses territoriais ou socioeconómicos relevantes, reforçar a orientação e a aplicação com sentido estratégico de programas e instrumentos de financiamento comunitário, e conferir maior poder negocial às regiões perante autoridades nacionais ou comunitárias.
A criação de uma macro-região não depende nem implica a criação de novas estruturas administrativas, nem custos de funcionamento.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário