sábado, 7 de setembro de 2013

“O Desespero de um sonho” de um brigantino

“Desespero de um Sonho” é o título do livro do brigantino José Jorge Gorgueira. O escritor de 53 anos partiu para França na década de 80 à procura de melhores condições de vida e por lá ficou até aos dias de hoje.
Apesar de trabalhar na área da decoração de apartamentos, nutre um enorme gosto pela escrita. Já tem 44 obras escritas mas só agora é que decidiu partilhar uma delas com o público. “O Desespero de um Sonho” foi apresentado, na passada terça-feira, no Bragança Shopping e já está à venda em várias livrarias da região.
Jornal Nordeste (JN) – Como surge a escrita na sua vida?
José Gorgueira (JG) – Aconteceu por acaso. Surgiu com uma pequena história que me apeteceu escrever, tinha eu 35 anos, nascendo assim uma paixão imensa e não consegui parar de escrever. Tornou-se quase um vício. Via folhas brancas e apetecia-me vê-las escritas. Fui escrevendo sem parar, quanto mais escrevia mais amor e mais paixão eu sentia pela escrita e foi esse motivo que me levou a escrever uma quantidade enorme de livros até agora.
JN-Decide lançar um livro depois de já ter escrito 44 obras, porquê só agora?
JG- Eu escrevia para mim, partilhava só com algumas pessoas mais próximas, não sentia a necessidade de partilhar o que escrevia. Confesso que quando comecei a escrever este “ O Desespero de um Sonho” senti essa necessidade. Sem querer ser pretensioso, este é a meu ver o meu melhor livro, tem uma linguagem apelativa, divertida e está bem organizado e fala de sonhos. Quem não têm sonhos? Foi por isso que decidi partilhá-lo com o público e contactei a Chiado Editora, que prontamente me ajudou nesta concretização de um sonho: Ter uma obra minha publicada.
JN- A que publico é que gostaria de chegar com este livro?
JG- O livro é destinado a todas as idades. Está escrito de uma forma leve e bem-disposta. Fala de sonhos, sonhos que temos nas nossas vidas, ambições profissionais, familiares e fala naqueles sonhos que todos temos durante o sono. É muito fácil o leitor identificar-se com muitos dos sonhos que constam no livro.
JN-Vive em Paris desde a década de 80, no entanto continua a escrever em português. Decidiu lançar o seu livro em Bragança porquê?
JG- Portugal é o meu país. Vivo em Paris, mas o meu coração vive aqui. Depois apesar de falar fluentemente a língua francesa, quando penso, escrevo e sinto é em português. É com muito orgulho que apresento aqui em Bragança “ O Desespero de um Sonho”. É um misto de sentimentos fabuloso, uma alegria enorme, é um verdadeiro sonho. 
JN- Este é um livro que fala de sonhos. São os seus sonhos?
JG- O desespero é comum a muitos dos sonhos que cada um tem nas suas vidas. Uns concretizam-se, outros não. Sonhos quem não os tem? Temos muitos sonhos ao longo das nossas vidas, chegar o mais longe possível e depois temos aqueles sonhos que estamos a dormir em que sonhamos variadíssimas coisas e podemos percorrer o mundo sem sair da nossa cama. São esses sonhos que o livro retrata de uma forma cómica, para divertir quem o ler e até fazer sonhar.
Destaque:
“O desespero é comum a muitos dos sonhos que cada um tem nas suas vidas. Uns concretizam-se, outros não. Sonhos quem não os tem?”
Perfil
José Jorge Lopes Guorgueira nasceu em Bragança em Setembro de 1960. Concluiu o ensino secundário na Escola Abade Baçal, em Bragança, e, actualmente, dedica-se à decoração de apartamentos. Este projecto e a sua ambição, levaram-no até Paris, onde reside há cerca de 21 anos. Dedicou-se, posteriormente, à escrita e à imagem. Contudo a escrita é a sua paixão é nela que se sente bem. Há 18 anos que se divide entre a decoração, a escrita e a imagem, contando já com 44 obras escritas, mas ainda não publicadas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário