A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e o Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social de Trás-os-Montes e Alto Douro homenagearam, este sábado, o 2º Visconde de Vila Maior.
Natural de Moncorvo, Júlio Máximo de Oliveira Pimentel foi uma figura com cargos de grande importância no país. Participou na Guerra Civil, foi Reitor da Universidade de Coimbra, director do Instituto Agrícola e, até, presidente da Câmara de Lisboa. A chefe de divisão da Câmara Municipal de Moncorvo, Helena Pontes, recorda a figura do visconde e justifica a homenagem. “Foi uma das figuras mais importantes da história de Torre de Moncorvo. É do século XIX, foi um grande general, deputado às cortes e presidente da Câmara de Lisboa.
O município em parceria com a revista Cehpis decidiu fazer-lhe esta homenagem já há muito prometida e merecida”.
A sessão decorreu na biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, onde foi apresentada a 3ª edição da revista Cehpis. A coordenadora da publicação, Adília Fernandes, explica que este número segue a mesma linha editorial das anteriores, centrando-se no Visconde de Vila Maior. “É dedicada a um ilustre de Moncorvo que desempenhou cargos e funções importantes de forma notável. A revista tem seis, sete artigos de autores diferentes sobre o Visconde de Vila Maior”.
A homenagem contou também com uma exposição sobre Júlio Máximo Pimentel, constituída pelas suas obras, documentos, objectos pessoais e publicações em revistas e jornais. O espólio pertence à Biblioteca Municipal, Arquivo Histórico e Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário