Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

100 anos de vida

Utente da Fundação Betânia nasceu em 1913
É um exemplo de longevidade que foi celebrado na Fundação Betânia, em Bragança. Na passada sexta-feira, uma residente comemorou 100 anos de vida que a instituição não quis deixar de assinalar.
Joaquina Rodrigo é utente há mais de uma década e, ao completar um século de vida, diz que se sente bem. “Gostei muito da festa que me fizeram”, confessa. Com a voz arrastada, acrescenta que o segredo para ter chegado a esta idade foi ter “trabalhado com crianças”.
Nasceu no Porto, mas acabou por ser radicar em Vidoedo. Nunca casou, nem teve filhos mas lidou com muitas crianças nas escolas primárias onde deu aulas. “Dedicava-se muito ao trabalho não só durante os tempos lectivos mas também após porque ela ajudava muito os alunos que tinham mais dificuldades na aprendizagem. Levava-os para casa e gratuitamente apoiava-os com regularidade, recordo o sobrinho, António Manuel Martins, acrescentando que “para a família é uma satisfação enorme vê-la chegar aos 100 anos com esta serenidade”.
Homenagem
Além do bolo de aniversário, a Fundação Betânia preparou ainda uma homenagem à utente com a projecção de fotografias que retratavam o percurso de Joaquina Rodrigo na instituição. “Há 13 anos que ela está connosco e é a segunda utente que celebra os 100 anos aqui, sendo que a primeira foi precisamente a sua irmã” salienta a directora, Paulo Pimentel. Segundo a responsável, “dentro das suas limitações é uma pessoa muito participativa nas actividades que organizamos”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário